sexta-feira, 28 de maio de 2010

África e Nordeste

Chega a ser engraçado, pelo menos pra mim que não sou nordestino, a forma como a imprensa aqui do lado debaixo do mapa brasileiro analisa o Nordeste. Esta região do país é tratada como se fosse de uma unidade política tremenda, de forma que em Teresina, São Luís, Salvador, Recife, Aracaju, João Pessoa, Natal, Maceió e Fortaleza existisse um pensamento político uniforme e manipulável.

Claro, pois não vivem dizendo pra gente que Lula é forte no Nordeste por causa do Bolsa Família? Temos então uma região onde para ter força basta colocar um cacique na chapa.

O Nordeste é a África das nossas seções de política. Calma, sem ofensa, já explico. Não se vive falando aqui no Brasil em uma tal de (dai-me paciência) cultura africana?

Parece que agora até é obrigatório nas escolas. Opa, com um vice da África a gente conquista todo aquele eleitorado de “cultura africana”. Pois é, mas eu quero ver alguém juntar um argelino, um angolano, um moçambicano e um egípcio e explicar isso para eles.

É parte desta visão torta sobre o Nordeste identificar Luiz Gonzaga como músico nordestino e Caetano Veloso não. Ou, para pegar gente de uma mesma geração, Alceu Valença é tratado como nordestino. E Gilberto Gil e Maria Bethânia não são.

Querem ver como estas análises rasteiras se cercam de preconceito? Quando o nome é o de Aécio Neves, é citado apenas o eleitorado mineiro. Por que não se fala então na estratégia de agregar sua força no Sudeste? Ou então, se fosse cogitado um nome gaúcho, deveria se falar no peso político em todo o Sul.

Ninguém escreve essa besteira por aqui simplesmente pelo fato de que sabemos que... é uma besteira. A maioria sabe que não existe esta bizarra unidade que daria a um nome paranaense ou catarinense a capacidade de sedução do eleitorado de toda a

Este raciocínio parece o de “festa nordestina” feita aqui no sul. Tem sanfoneiro, tem chapéu de cangaceiro, boneco do estilo de Vitalino e ficamos assim: esta é a cultura nordestina. Será que nordestino gosta disso? Cartas para a redação.

Aqui no Sul não é dessa forma que o assunto é tratado. Não temos essa de alguém dando uma unidade regional para o voto, como esperam do Jereissati. Vamos lá, não estou dizendo que seja exclusivamente preconceito. É mais por desconhecimento que se fala essa besteira.

Mas, já fechando, tem também os votos do Ciro Gomes. É isso, Serra precisa do eleitorado do deputado cearense que mudou o título eleitoral para São Paulo. Então nada mais simples que pegar um político do Ceará, não?

Eu não sei o que seria do Serra se não fosse essa gente para passar essas sacadas políticas pala ele.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: