sábado, 1 de maio de 2010

Gafe ou golpe, vem mais por aí

Mas a lista muito louca da Time veio em boa hora. Ainda tem conserto e temos também tempo para refletir bastante sobre a confiabilidade dos sites e blogs brasileiros. Eu diria até que os próprios dirigentes de jornais e sites na internet deveriam tomar decisões para que haja mais cuidado com notícias que podem influenciar decisões mais sérias, , mas sei que esta questão vai ser deixada para trás, como é comum entre os brasileiros.

Ninguém tente distorcer o que penso: não se trata de amenizar os fatos e muito menos censurar, mas o que se pede é que haja mais rigor na apuração dos fatos.

A velocidade da internet não pode ser o fator determinante da publicação da notícia, como tem acontecido. Estar à frente não é publicar primeiro, mas sim fazer mais bem feito, com maior rigor na apuração e edição do conteúdo.

A gafe, se é que foi mesmo uma gafe, da Time teria rendido bastante ao lulo-petismo se não fosse a pronta reação de alguns blogueiros (destacando-se com alta qualidade técnico-profissional o jornalista Reinaldo Azevedo, em seu blog na Veja) e que forçou a direção da revista a explicar melhor o que pretendia editorialmente. Isso não deixa de ser uma vergonha para uma publicação, mas também mostra o nível da Time .

A pressa em dar a notícia pode causar estragos mais graves. Se algo semelhante ao que fez a Time ocorrer nos dias próximos à eleição, isso pode afetar de forma pouco recomendável a decisão dos eleitores. E não duvido que tentem criar algo espetacular para ser usado até lá.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: