sábado, 8 de maio de 2010

Preso no Brasil um líder das FARC

O jornal El País informa hoje que o número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), José Luís Sanchez, foi preso no Brasil pela Polícia Federal. Sanchez foi preso em Manaus, onde é conhecido como Tatareto, com outras oito pessoas e 45 quilos de cocaína.

O líder das FARC era procurado pelo governo da Colômbia, onde é acusado por homicídio, seqüestro e extorsão. Ele vivia no Brasil com identidade falsa, usando o nome de Daniel Rodrigues Horosco. As outras oito pessoas presas, inclusive um irmão de Sánchez, também usavam identidades falsas.

Sánchez tinha uma estrutura montada no Brasil para o tráfico de drogas, com propriedades e barcos. Se isso não é uma prova da atuação das FARC no Brasil, então não sei o que é. Evidentemente o governo Lula vai negar que isso esteja acontecendo, mas é difícil acreditar que o número dois das FARC esteja no Brasil apenas atuando como autonônomo (mais um profissional no mercado informal), fazendo um pequeno free-lancer no tráfico de drogas.

Lula e o PT tem evitado definir as FARC como um movimento terrorista. Mais que isso, atuam decididamente para colocar a FARC como um movimento político. As FARC até participam do famoso Foro de São Paulo, uma união de partidos políticos e movimentos políticos da qual o PT é um dos fundadores. Simbólicamente pelo menos é um reforço e tanto na imagem pretendida pela liderança do grupo terrorista.

Também não é primeira vez que um alto líder das FARC é preso no Brasil. Em agosto de 2006 a PF prendeu aqui Olivério Medina, também chefe graduado das FARC e seu representante no Brasil. Medina foi preso a pedido do governo colombiano, que queria sua extradição. Depois da prisão soube-se que sua mulher tinha um cargo nomeado no governo Lula

Pois ele foi solto logo depois de ser preso. E saiu com o status de refugiado, mesmo a Colômbia não estando vivendo uma situação de exceção ou numa didatura, como é a praxe internacional.
.......................
POR José Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

como El País?Não tem imprnesa no Brasil? Fui pesqusiar. tem sim. o El País cita como fonte o portal Terra, o primeiro a dar notícia, segundo o jornal espanhol. O terra por sua vez só linkou uma matéria do jornal O DIA, com quem tem parceria. Em resumo, quem ddeu a notícia foi o portal do jornal o DIA.