quarta-feira, 26 de setembro de 2007

As fotos de Auschwitz: a festa em meio ao horror


O Museu do Holocausto dos EUA divulgou na semana passada um álbum de fotografias tiradas no campo de concentração nazista Auschwitz entre maio e dezembro de 1944. Auschwitz foi criado em 1940, como prisão para trabalhos forçados e eliminação de pessoas. Era um campo de quase 150.000 prisioneiros. As fotos foram reunidas no álbum por Karl Hoecker, adjunto do último comandante do campo, Richard Baer.

O Museu do Holocausto não pretende exibir as fotos, mas elas já estão disponíveis na internet, no formato de fac-símile do álbum de Hoecker, no endereço http://www.ushmm.org/research/collections/highlights/auschwitz/auschwitz_album/

O álbum foi doado recentemente ao museu por um oficial aposentado do serviço de inteligência norte-americano, que o encontrou abandonado num apartamento em Frankfurt, em 1946, um ano após ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Nas imagens, os oficiais nazistas parecem estar em uma colônia de férias. Aparecem tomando sol em uma varanda, divertindo-se ao som de uma sanfona e fazendo gracinhas com mulheres que também serviam no campo. Uma das mais estranhas é a de um grupo de cerca de 80 oficiais que cantam acompanhados por um sanfoneiro. O álbum também traz fotos dos nazistas se confraternizando em um jantar e até de Hoecker acendendo as luzes de uma grande árvore de natal. Nada faz aparentar que no mesmo local, a poucos metros de onde eles se divertiam, milhares de pessoas viviam os horrores que hoje tão bem conhecemos.

No álbum de Hoecker estão as únicas fotografias do médico Josej Mengele em Auschwitz. No campo, Mengele selecionava os prisioneiros, decidindo os que seriam mortos de imediato e os que iriam trabalhar. O médico nazista também usava prisioneiros como cobaias vivas para suas experiências macabras.
.........................
POR José Pires

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem a propósito o tema. Li sobre essas fotos e queria saber mais. Encontrei bastante informação e cocordo, o horror também é aqui.

Anônimo disse...

Olá JOSÉ,não sei por que mas essa foto me lembra os ministros (ou acessores?) do lularápio comemorando com gestos obscenos a saída estratégica do governo,colocando a culpa na TAM,alguns dias após o terrível acidente.TIAGILA.