segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O iluminado Lula e sua previsões

Em conversa com um de seus ministros na última sexta-feira, Lula disse que a liderança política do senador Renan Calheiros está “ferida de morte”. Lula acredita que mesmo que escape da cassação na sessão de quarta-feira, 12, o senador será “compelido a deixar a cadeira de presidente do Senado”.

Quem informa sobre esta conversa é o jornalista Josias de Souza, em seu blog na internet. “Compelido” é por conta dele, que poderia muito bem ter escolhido outro verbo mas foi “obrigado”, “forçado”, ou mesmo “impelido”, sabe-se lá por quais necessidades internas, a escrever esta palavra.

É uma nota evidentemente plantada pelo Planalto com a intenção de desvincular a imagem de Lula deste escândalo que, depois de amanhã, pode levar à cassação do senador Calheiros. Josias de Souza engoliu, gostou e passou para os leitores.

Muitos bajuladores e até mesmo a oposição, que vive dizendo e fazendo bobagens, gostam de acentuar a suposta capacidade intuitiva de Lula, esquecendo – alguns talvez até não saibam – que não há intuição alguma neste jogo. O que existe é uma estratégia muito bem estruturada para alcançar o poder e mantê-lo indefinidamente.

O “intuitivo” Lula, o político populista aparentando simplicidade, falando bobagens e fingindo ser amigo do povo, esta figura é apenas uma parte da estratégia, a face visível deste esquema muito bem organizado.

VIDENTE DO EVIDENTE Mas é interessante a gente imaginar os puxa-sacos em volta do Lula quando ele chega à uma conclusão como essa, essa constatação – que só pode partir de uma mente iluminada – de que Renan Calheiros não tem mais capacidade de liderança.

Então algum puxa-saco deve dizer: “Nossa, chefe! É mesmo verdade! Que intuição... e o senhor descobriu isso menos de 48 horas antes de votarem a cassação do cara! Não é à toa que a Marilena Chauí vê luzes quando o senhor fala! Eu mesmo estou ofuscado...
........................
POR José Pires

2 comentários:

Anônimo disse...

Lulla é fingido. Toma uísque escocês e vinhos caríssimo e finge gotsar de caninha. Também finge estar com o povo, mas mora em um duplex em São Bernardo e ainda estava comprando uma supercasa por aquele esquema imobiliário do sindicato dos Bancários de SP.

Anônimo disse...

Se Renan for cassado, Lula simplesmente deixa ele para atrás. É mais um que ele larga sem sequer se preocupar.