terça-feira, 25 de setembro de 2007

Mano Brown fala, Reinaldo Azevedo escuta e dá o plá pra gente

O jornalista Reinaldo Azevedo levanta muito assunto que, apesar de ser até fraco na origem, em suas mãos acaba ficando bom. É que em muitos casos o tema em si é até uma besteira. Mas ele tem uma capacidade incrível de transformá-lo em algo interessante e, após isso, fazer do assunto um veículo para suas análises e elucubrações, que sempre são muito bem elaboradas, com base teórica sólida. Mesmo quando não estão de acordo com o que penso.

O rapper Mano Brown deu uma entrevista no Roda Viva, da TV Cultura. O Roda Viva é aquele programa que coloca o entrevistado no meio de uma roda de entrevistadores. Às vezes dá coisa boa. O formato permite que haja mais debate com o entrevistado, o que raramente acontece em entrevistas com só um entrevistador. Mas também é um formato que exige sempre um entrevistador de qualidade e entrevistadores mais ainda. Não admite entrevista "morna".

Soube da entrevista com o rapper, mas cadê paciência para assistir? Mas o Reinaldo Azevedo viu e publicou boas análises no blog dele. De lá é possível ter uma boa idéia do ocorrido. Azevedo nunca tinha ouvido Mano Brown falar. Eu também não. Sorte que ele ouviu para nós. Apesar de revelador, parece ter sido um programa chato. E irritante. É sempre importuno ver fazerem jornalismo sem esclarecimento, sem o contraditório às bobagens expostas por um entrevistado.

O melhor trecho, que deve ter sido muito engraçado ao vivo no programa, é quando um dos entrevistadores lê uma das letras de Mano Brown e quer saber dele o que significava. O rapper responde que precisava rimar. Televisão sempre perde – ou oculta – grandes lances. Mas seria interessante ver a cara de tacho do entrevistador.

Já outra parte da entrevista é bem reveladora do conteúdo dos dois: do programa e do entrevistado. O nível foi baixo. Não é uma surpresa para mim. Mano Brown sempre me pareceu alguém muito desinformado. Mas é interessante saber que ele mesmo não procura criar uma ilusão de que tem um conhecimento profundo sobre o que está se passando no Brasil.

A revelação vem numa pergunta da psicanalista e petista Maria Rita Kehl, que pede a ele, Mano Brown, uma “reflexão sobre o MTST (o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e o MST”.

Brown – As outras organizações, talvez eu acompanhe de longe.
Kehl – De longe, o que você acha do MST?
Brown – O que eu acompanho de longe é que tem um cara preso, certo? Lutando por uma causa que não é só dele, certo?, que é de milhões. Pelo que eu tou vendo, ele vai pagar sozinho, é isso?
Kehl – Não sei, acho que não. Há muita gente presa.
Brown – Tão querendo botar o cara preso porque ele está lutando por uma causa que é de muitos. Eu acho que... É o José Rainha, é isso?
Kehl – Isso.
Brown – Eu tenho de dizer que eu sou um cara que leio pouco, né? Sou mal informado sobre muitas coisas. Mas as coisas que eu me interesso, eu me informo, entendeu?

Tudo errado. Nenhuma das respostas e nem das perguntas acima. José Rainha não está preso e nem é aceito pelo MST. Também não tem ninguém preso por invasão de terra.

E claro que dá para entender o Mano Brown. A esquerda está exigindo dele muito mais do que ele pode dar. O “rapper” é só um cara mal informado da periferia, um sujeito sem leitura alguma que faz algumas rimas.
........................
POR José Pires

11 comentários:

Velhinho Rabugento disse...

E pode anotar no caderninho, José.
Logo, logo, as letras do "mano" Brown irão parar em provas do ENEM, com enunciados mirabolantes, sedutores e equivocados.
Infelizmente, "neztepaíz" está se confundindo Cultura com "curtura" "tá ligado, mano"?

Anônimo disse...

O nome do programa da TV Cultura não é Canal Livre e sim Roda Viva... será que o Sr. já assistiu esse programa alguma vez??
Todos estão sujeitos a erros e a receber críticas, assim como todos têm o direito de expressar suas idéias e opiniões. Mano Brown tem a cultura das ruas. Concordo que ele não teve as melhores respostas nessa entrevista, mais acredito que não podemos julgar uma pessoa com base em uma entrevista de 30 minutos. Será que as perguntas que fizeram foram as mais adequadas? Concordo que o resultado final não foi bom mais acho também que a entrevista foi bem conduzida.
_________________________________
extraído do texto: "O Canal Livre é aquele programa que coloca o entrevistado no meio de uma roda de entrevistadores."
---------------------------------

Anônimo disse...

corrigindo o final:
Concordo que o resultado final não foi bom mais acho também que a entrevista NÃO foi bem conduzida.

José Pires disse...

Grato pela revisão. O nome do programa é mesmo Roda Viva. Já está corrigido.

Já vi muitas vezes o programa da TV Cultura, que em uma época mais fechada politicamente tinha muita importância como meio de informação.

Para que a entrevista fique boa, o formato do programa exige que tanto o entrevistado quanto os entrevistadores sejam especiais. De qualquer modo, se o entrevistado for bom alguma coisa sempre se aproveita.

No caso do programa com Mano Brown – que não assisti, como está explicado no texto; o Reinaldo Azevedo viu pra mim −, tanto entrevistadores quanto o entrevistado não me agradam nem um pouco.

Anônimo disse...

Tiago , ai cara vc é um otário msm , vc num sabe nada do racionais mc's e vem falando q é só mais um q faiz rimas , a pelo amor de deus vê se vc se olha antes de falar deles , acredito eu q ele seja mas informado q vc e tbm acho q vc jamais faria letras como as do racionais q fazem bastante sentido sim. Sei q vc não conseguiria pq vc não passou oq alguém da periferia passou , então é melhor q vc procure outra coisa pra fazer ou tente ouvir 1 música completa do racionais pra vc ver se realmente não tem sentido.

não interessa disse...

quem fala mal do mano brown é um filha da puta maluco porque vc fala mais não vive na favela pra sabe o que agente passa se vc for bem home passa teu endereço ai mano que eu vo te mostra quem é sem cultura

não interessa disse...

vo te enche de tiro seu cuzão

Anônimo disse...

A Sabedoria pode vir de qualquer lugar, pra mim, até de um "um cara mal informado da periferia, um sujeito sem leitura alguma que faz algumas rimas."

Anônimo disse...

Os mano do racionais nao sabem o que falam bando de pau no cú.
Um exemplo era do camdomble agora o cara prega a favor de pastor que rouba pra caraio.

E outra fica idolatrando filhinha de papaia q nao da a minina pra marginal .

Bando de pau no cú.

Anônimo disse...

Sua musica destruiu muita vida de jovens da periferia cambada de verme.

Ninguem precisa se comover com sua realidade cada um tem a sua.Sao realidades diferentes.

Unknown disse...

Vocês nunca irão entender, teriam que nascer de novo e morar na favela pra entender o que a obra dele significa