domingo, 16 de setembro de 2007

O líder do governo que saqueou a caderneta poupança da população

E além da amizade com Collor, o senador também prestou-lhe relevantes serviços. Foi líder do seu governo no Congresso. Era da tropa de choque collorida, uma das facções políticas mais agressivas que já houve no Brasil.

Já em seus primeiros dias como líder do governo Collor no Congresso, em 16 de março de 1990, Renan Calheiros divulgou o notório “pacote” de medidas econômicas que determinava o confisco das aplicações financeiras. Era o “Plano Collor”, que apropriou-se até mesmo dos recursos da caderneta de poupança.

No aspecto econômico o plano foi um fracasso: desencadeou uma recessão e não conseguiu dominar a inflação. Mas fez a infelicidade de uma imensa parcela de brasileiros que tiveram suas economias tomadas pelo governo. A infelicidade da classe média – e até dos mais pobres, pois também aposentados tiveram tomadas suas economias – foi proporcional à satisfação dos maiorais beneficiados com informações privilegiadas. Estes ficaram bem, como sempre. Fortunas cresceram de um dia para o outro.

São fatos que a nossa história jamais esquecerá, mas que Renan Calheiros deseja que sejam apagados de qualquer modo de sua biografia. A mentira, quando torna-se hábito, começa também a reger a vida do mentiroso. E o espelho do passado sempre é constrangedor para o mentiroso.

E o Senado perdeu a chance de livrar o Brasil deste mentiroso. Por temor, conivência, cumplicidade, ou simplesmente porque aquela Casa é governada pela mentira.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: