terça-feira, 18 de setembro de 2007

Extinção do Senado pode ser uma boa idéia

Se fosse feita uma análise de custo-benefício do Senado Federal, dificilmente aquela Casa escaparia de ser fechada. O Senado é caro, ineficiente e, além disso, tem sido um criadouro de crises periódicas que afetam negativamente a democracia. Virou uma vergonha nacional.

Apenas para ficarmos na crise mais recente, que envolve o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o custo político desta crise para o País já justificaria o fechamento. Os problemas criados pelo senador alagoano aumentaram o descrédito na política chega e também afetam negativamente a administração pública.

E tudo isso apenas por causa de um pequeno mentiroso. Espanta também a extrema incapacidade dos demais senadores resolverem a questão. 80 senadores ficam na mão de apenas um, que usa a Casa como se fosse uma fazenda de sua propriedade. É isso o nosso Senado? Mais uma fazenda de Renan Calheiros? Desse modo, se for extinto não fará falta.
........................
POR José Pires

2 comentários:

Velhinho Rabugento disse...

Olá, José Pires...
Desculpe-me discordar, mas fará falta sim. Facilitará as tendências totalitárias de alguns, como já vem ocorrendo na Venezuela e Bolívia. E, creio, totalitarismo - de qualquer matiz - apenas representará o fim da democracia. Diante dos descalabros, não somente do Senado, mas também da Câmara, surgem dois caminhos de pressão popular: as urnas, nas próximas eleições, e encher as caixas de e-mail e os telefones do nossos representantes, bem como usar de todos os meios disponíveis (inclusive os blogs) para externar nossa indignação. Defender a extinção do Senado é fazer o jogo de quem não quer a democracia. Claro que é apenas a minha opinião.
Abração.

Anônimo disse...

Acho que o Senado poderia ser extinto, sim, sem afetar em nada a democracia. Por que n�o termos no Brasil um sistema unicameral? J� existem muitas pessoas que apoiam uma mudan�a desse tipo.