quarta-feira, 2 de julho de 2008

Apagão mental nas Minas e Energia

O presidente da República pode até não ser, mas seu governo tem algo de maluco. Seu ministro de Minas e Energia, o inacreditável Edison Lobão, anda defendendo a criação de uma nova empresa estatal para administrar as prometidas novas reservas petrolíferas. Mas você há de perguntar com toda a razão: e a Petrobras?

Acontece que o ministro que responde pela energia no País acha que a Petrobras é privada. “O doutor Gabrielli”, disse Lobão, referindo ao presidente da Petrobras, “é presidente de uma empresa privada. E, portanto, torce pelos interesses dela. A Petrobras tem 60% de capital privado. E eu defendo o interesse do povo brasileiro.”

Não é um papo de gente maluca? Do tipo que não rasga dinheiro, claro, mas nem por isso com menos dificuldade para tratar de coisas sérias. Lobão é aquele ministro que assumiu a pasta afirmando que estava aprendendo bastante sobre energia... pela leitura de jornais.

Apenas leitura de jornais não qualifica ninguém para ministério algum, muito menos para uma pasta complexa como a de Minas e Energias, mas os jornais já informaram bastante que mesmo sendo hoje uma empresa de capital aberto a Petrobras permanece sob o controle do governo. Mas pode ser que isso tenha saído em um dia em que o ministro não leu jornal.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: