terça-feira, 1 de julho de 2008

É campeão, é campeão

Mais um título para o Brasil. O Brasil é líder isolado em desmatamento. O país ganha até da Indonésia, que tem a indústria madeireira mais predatória do mundo. A notícia é da Folha de S. Paulo e traz os dados de um estudo norte-americano publicado na revista PNAS. Os números mostram o Brasil como imbatível campeão em área absoluta desmatada e velocidade de devastação.

E não é pra menos. Com o governo Lula fazendo sua parte, fazendeiros, madeireiros, posseiros, grileiros e demais atletas do desmatamento estão dando tudo de si por esse tipo de campeonato. O presidente da República, segundo seu amigo e chefe-de-gabinete, Gilberto Carvalho, tem uma opinião firme sobre meio ambiente. “Entre um cerradinho e a soja”, diz Carvalho em entrevista a Veja desta semana, “ele é soja”.

Com uma política de governo dessas, o resultado só pode ser o de índices recordes de desmatamento.

Segundo o estudo, dirigido por Mathew Hansen, da Universidade do Estado de Dakota do Sul , entre 200 e 2005 o mundo perdeu uma quantidade de floresta tropical equivalente ao estado de São Paulo. E 47% dessa destruição ocorreu no Brasil. O número é quase quatro vezes mais do que o segundo maior desmatador, a Indonésia, com 12,8% do total.

A maior fatia foi no chamado Arco do Desmatamento brasileiro, com especial performance em derrubadas no estado do Mato Grosso, onde reina o governador e fazendeiro Blairo Maggi, aliado do presidente Lula e responsável por boa parte da pressão que levou à queda de Marina Silva do ministério do Meio Ambiente.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: