quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sucateamento público e privado

Existe uma imensa dificuldade para a reposição de capital intelectual de qualidade, no que falha de forma retumbante nosso sistema universitário, tanto na parte privada quanto na pública, mas a própria qualificação interna, segundo essa fonte, é prejudicada pela forte influência da política dentro das empresas. É uma contaminação da política em setores onde a eficiência técnica é que deveria reger o cotidiano profissional e responder pela ascensão profissional.

Mas isso não é nada inesperado para um país no qual, infelizmente, líderes políticos, a começar pelo presidente da República, se esforçam para acabar com o mérito educacional e profissional com vigorosas pás de cal de assistencialismo, empreguismo e tráfico de influência.

O sucateamento profissional, no entanto, ocorre também na iniciativa privada. Um trecho da reportagem do New York Times é altamente preocupante. Leiam: "A falta de engenheiros civis e de construção ameaça projetos de infra-estrutura; áreas como bancos, fabricação de aviões, petroquímica e metalurgia estão todas competindo pelos melhores graduados; na indústria de petróleo e gás, que experimenta um boom, as empresas estão recorrendo a mão-de-obra estrangeira porque não há brasileiros qualificados suficientes para o trabalho”.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: