sexta-feira, 4 de julho de 2008

Em cena os professores de Deus

Política é mesmo o terreno de gente muito especial, de habilidades infinitas e capacidade altamente abrangente. Político faz de tudo; e sempre muito bem, como garantem os marqueteiros. Pois eles não entraram até na sala de cirurgia quando Tancredo Neves ia ser submetido a uma operação? Decerto queriam ajudar os médicos com o bisturi.

Tancredo Neves foi eleito pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985 e morreu em 21 de abril do mesmo ano. Acabou indo para a mesa de cirurgia em razão de um tumor infectado. A sala cirúrgica onde o político mineiro iria sofrer a delicada operação ficou cheia de políticos. Em 2005 o filho dele, Tancredo Augusto, contou para o programa Fantástico o seguinte: “Na sala cirúrgica, onde estava tudo isolado, tinha outro circo. Políticos paramentados com roupa de médico para assistir à operação”. Segundo Ronaldo Costa Couto, que conheceu o presidente e escreveu um livro sobre ele, “não há quem tenha pesquisado o assunto que registre menos de 30 pessoas no ambiente cirúrgico, na primeira cirurgia”.

O que faziam lá tantos políticos? Talvez fossem usar suas múltiplas habilidades para salvar o presidente eleito. Sim, pois como já disse, a política atrai gente altamente qualificada em qualquer setor. O político é capaz de dar lições até para Deus.

Falo isso porque os professores de Deus já estão em campo para salvar as cidades. Emprego, saúde, segurança, questões viárias, tudo já está na ponta da língua para convencer os eleitores a dar-lhes o poder municipal para que resolvam afinal, logo, agora, já, neste momento, enfim, para que resolvam a vida de todos.

Estava agora mesmo vendo a verdadeira revolução que ocorre com Marta Suplicy. A candidata à prefeitura de São Paulo estava há poucos dias fazendo uma transformação no turismo. Pegou o cargo animada, com projetos avançadíssimos. O Brasil parecia pronto para ser transformado em um paraíso turístico com a altíssima capacidade da nova ministra.

O ministério em si já é uma exemplar história da concentração de habilidades numa só pessoa. Já foi Ministério de Indústria, Comércio e Turismo, passou a se chamar Ministério do Esporte e Turismo e agora é dedicado apenas ao Turismo, o que deve deve dar uma aliviada nas funções do ministro. Já pensou ter que cuidar, de uma vez, da indústria, do comércio e do turismo? Haja fôlego. É melhor se concentrar no turismo.

Mas Marta Suplicy entrou no ministério em 23 de março de 2007 e saiu em 3 de junho de 2008. Passou apenas um ano transformando o turismo brasileiro e já mudou de ramo. Vejo aqui no noticiário que agora só fala de questões urbanas, mais exatamente dos problemas da cidade de São Paulo. O turismo ficou para trás. Mas não nos preocupemos, não faltarão políticos hábeis no ramo.

Mas eu havia dito que político é uma categoria muito especial, a dos sabe-tudo. E que eles estão em todos os cantos, prometendo mudar o mundo. Para melhor, claro. Então a única razão para que o mundo não melhore só pode ser a má-vontade do resto do mundo, dos que não são políticos. Essa gente não colabora.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: