terça-feira, 29 de julho de 2008

Vai sobrar mamona

O programa do biodiesel do governo Lula está perdendo combustível. A mamona acaba de cair fora. O governo descartou a possibilidade de produzir biodiesel usando apenas o óleo de mamona, porque o excesso de viscosidade impede o uso diretamente nos motores, pois poderia danificá-los.

A mamona foi destaque na propaganda governamental do programa e deixou Lula tão entusiasmado que ele apresentava com orgulho o produto para as visitas que recebia no Palácio do Planalto. A Folha de S. Paulo lembrou uma fala do presidente em cerimônia realizada em Maceió em novembro de 2004.

Na ocasião Lula disse o seguinte: "É com a mesma motivação que estamos lançando o Programa do Biodiesel, que vai utilizar a mamona e a palma para produção de combustível, criando mais uma alternativa para pequenos agricultores do semi-árido nordestino". Lula fazia o de sempre: primeiro a propaganda e depois o estudo e planejamento. Agora, se dependerem do plantio mamona para combustível os agricultores passarão fome.

Porém, apesar de péssima para Lula, a notícia pode ser boa para outros. E não é gente da oposição. Quando andava animadíssimo com o uso do produto, Lula recebeu no Planalto o governador do Paraná, Roberto Requião, e mostrou um vidro com sementes.

De supetão, Requião apanhou uma mãozada de mamona e começou a comer as sementes, sabidamente tóxicas, menos para o sabichão, claro. A cena foi filmada pela televisão e vale a penar ver de novo: para isso, clique aqui. O governador é um sortudo. Agora, com a conclusão de que as sementes não servem para produzir combustível de qualidade, Requião poderá comer mamona à vontade.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: