sexta-feira, 11 de julho de 2008

E disso Lula sabia?

Vamos lá. Leia a transcrição da conversa entre o ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalg e o chefe-de-gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, gravada em um grampo da Polícia Federal. Abre aspas:

"Greenhalgh: Alô...

MNI: Luiz Eduardo Greenhalgh?

Greenhalgh: Sim...

MNI: É o Senhor Gilberto só um momento.

Gilberto: Luiz?

Greenhalgh: Oi...

Gilberto: O general me deu o retorno agora... é o seguinte não há nenhuma pessoa designada na Presidência...na Abin...com esse nome, a placa do carro não existe é fria, tá? Eles aqui acham que a única alternativa é que tenha sido caso de falsificarem documento...eles não consideram possível que seja da Abin, eu não falei com o Luiz Fernando ainda, mas não tem jeito... a polícia federal não usa a PM, eles não se misturam de jeito nenhum, ta... então eu acho que o mais provável é que o cara tava armando mesmo alguma coisa... mas com documento falso que também no Rio é muito comum, porque daqui não tem, eu pedi, insisti, fiz com o máximo cuidado tal.

Greenhalgh: Deixa eu te falar uma coisa. Tá ouvindo o grito da menina?

Gilberto: O grito da vida.

Greenhalgh: Isso é o grito da vida realmente, linda, mas deixa eu te falar seria bom dar um toque no Luiz Fernando também hein?

Gilberto: Eu vou dá, eu vou dá, amanhã cedo eu tenho que
falar com ele vou levantar isso dai também.

Greenhalgh: Tem um delegado chamado Protogenes Queiroz que parece que é um cara meio descontrolado.

Gilberto: Ele tá onde o Protogenes agora?

Greenhalgh: Ai, tá ai em Brasília.

Gilberto: Ah aqui em Brasília.

Greenhalgh: É o que saiu na Folha na matéria da Andrea

Michael. Mas eu tô indo amanhã pra a reunião do diretório.

Gilberto: Eu te vejo lá, eu to indo no diretório também.

Greenhalgh: Legal...

Gilberto: Que hora que tá marcada mesmo a reunião?

Greenhalgh: Nove horas.

Gilberto: Tá. Eu vejo você lá.

Greenhalgh: Grande abraço.

Gilberto: Valeu Luiz...

Greenhalgh: Obrigado."

Papo interessante, não? E o cenário político dá uma boa mudada. Os petistas, que estavam bastante animados com a ação da Polícia Federal, agora estão vendo a coisa bem diferente. Acabou a animação e começa a preocupação. O grampo mostra o assessor mais próximo do presidente, além de seu amigo pessoal, agindo em favor de Daniel Dantas. Começam a aparecer elos fortes entre o banqueiro do Opportunity e o Planalto (veja aqui uma interessante matéria do Valor Econômico sobre o assunto).

Se ainda não chegou exatamente ao presidente da República, a crise já está na sala ao lado, bem próximo dos olhos de Lula. É tão perto que mesmo alguém ceguinho como o petista é capaz de ter visto alguma coisa.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: