terça-feira, 8 de julho de 2008

Tempo ruim em Brasília

As prisões feitas pela Polícia Federal nesta manhã levaram inquietação à Brasília. As capturas começaram às seis da manhã, com 24 mandados de prisão, além de 56 ordens de busca e apreensão. O nervosismo em Brasília é menos pelos figurões presos e mais pelo temor sobre o que a PF descobriu até agora na chamada Operação Satiagraha.

As investigações têm relação com o caso do “Mensalão” que, sempre é bom recordar, envolveu lideranças importantes do primeiro escalão do governo Lula e de seu partido, o PT, no pagamento de propinas à base aliada do governo. O inquérito corre no Supremo Tribunal Federal tendo como acusado, entre outros o ex-ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu, figura extremamente importante na carreira política do presidente da República.

Em agosto de 2005, o STF deu início ao julgamento de 40 acusados, entre eles a cúpula do PT na época, incluindo lideranças petistas no Congresso Nacional e representantes da base aliada e ex-ministros de Lula. Dirceu, o homem mais importante do governo petista depois de Lula, definido no inquérito como o “chefe do organograma delituoso”, responde como réu por corrupção ativa.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: