quinta-feira, 31 de julho de 2008

As Farc e o governo Lula

Quando o governo da Colômbia começou a divulgar alguns e-mails contidos no computador que foi do líder guerrilheiro Raul Reyes, morto no Equador, eu disse aqui no blog que em Brasília devia ter gente muito preocupada com o que ainda pode surgir dos arquivos. É notória a proximidade de lideranças petistas com as Farc. Também já não é de hoje que é evidente que a relação do governo Lula com o grupo terrorista guarda em si muito mais que tolerância diplomática. Parece haver uma extrema empatia política, que, caso não conhecêssemos a turma, poderíamos até achar estranho entre um governo eleito e uma organização militarista.

Em março o exército da Colômbia matou Reyes e seus comandados com um bombardeio e invadiu o acampamento guerrilheiro, em território do Equador, para se apossar de materiais das Farc. Entre eles estava o que parece ser a peça mais preciosa do butim: o computador de Reyes, com um vasto conteúdo nos arquivos.

Até aqui não se sabe se Reyes fazia guerrilha com um manual do português da anedota. Mas o fato é que este alto comandante das Farc guardava tudo na memória do computador.

Pois é sobre parte desse material que a revista colombiana Câmbio publica hoje uma extensa reportagem. E os jornalistas colombianos descobriram coisas que devem abalar bastante a imagem do governo Lula no plano internacional. A matéria de capa tem o nome de “O dossiê brasileiro”, um dossiê do qual o governo Lula e os petistas não irão gostar nem um pouco.

Câmbio teve acesso a 85 e-mails do computador de Reyes, com mensagens entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2008, e neles descobriu uma estreita aproximação das Farc com as mais altas esferas do governo Lula.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: