quarta-feira, 2 de julho de 2008

Deu no NYT: o Brasil pode parar

O New York Times publicou uma reportagem nesta quarta-feira que fortalece bastante a apreensão em torno do déficit estrutural do Brasil. É certo que o problema vem de longe, há décadas que não existe preparação do país em área alguma − com exceção da rapinagem, claro, muito bem demonstrada na sofisticação organizacional da quadrilha do “Mensalão”, um exemplo da bem estruturada rede de corrupção brasileira. Mas a coisa piorou bastante nesses quase seis anos sob a visão estreita de Lula e do petismo no governo.

Segundo o jornal norte-americano a falta de mão-de-obra qualificada "ameaça" as metas de crescimento econômico do Brasil. A reportagem foi destacada hoje pelo site da BBC e em outras páginas da internet, ou seja, a notícia corre o mundo, o que só piora a situação.

O texto alerta que os números projetados para o crescimento da nossa economia (de cerca de 5% de agora até 2010 e cerca de 3% e 4% ao ano na década seguinte) batem de frente com “a escassez de mão-de-obra altamente qualificada particularmente engenheiros e técnicos profissionais”. O jornal colheu essa opinião entre empresas e economistas, inclusive alguns do governo.

Também é citado um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo o qual mais da metade de 1.715 empresas pesquisadas em setembro não conseguia contratar os trabalhadores qualificados de que necessitava.

A falta de mão de obra, diz o jornal, se espalha "por diversos setores da indústria", o que só confirma o que qualquer observador atento aqui no Brasil já sabe. Em conversa que tive com técnicos de uma grande estatal na semana passada, colhi deles uma grande preocupação com a defasagem de mão-de-obra qualificada na empresa e em outros setores do Estado brasileiro. Em algumas empresas existe dificuldade até para a reposição do pessoal próximo da aposentadoria.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: