terça-feira, 8 de julho de 2008

Novas prisões no rastro do Mensalão

A Polícia Federal prendeu nesta manhã de terça-feira o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, o empresário Naji Nahas e o banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity. Os três foram presos na operação denominada Satiagraha, que combate um esquema de desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

As investigações estão relacionadas ao caso “Mensalão”. Segundo o site do jornal Folha de S. Paulo, com base em informações colhidas a partir de documentos do inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal e em documentos colhidos em outras investigações da PF, “foi descoberta uma organização criminosa comandada pelo banqueiro Daniel Dantas”. Ainda conforme o site, para a prática dos delitos, principalmente desvio de verbas públicas, o grupo chefiado por Dantas possuía várias empresas de fachada”.

A polícia também descobriu uma segunda organização, que atuava no mercado financeiro para lavagem de dinheiro. Este segundo grupo, noticia o site, era comandado pelo investidor Naji Nahas.

O grupo agia em fraudes no mercado financeiro e recebia informações privilegiadas, inclusive com indícios de que recebia informações priilegiadas sobre a taxa de juros do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano.

Esta última informação, que envolve os Estados Unidos, indica que podem ter forças mais poderosas nesta investigação, além da nossa Polícia Federal.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: