quarta-feira, 23 de julho de 2008

Transparência Brasil também monitora políticos

A Transparência Brasil também está com uma página na internet que disponibiliza informações sobre processos nas segundas instâncias das Justiças estaduais e nos Tribunais de Contas. O serviço, chamado de “Projeto Excelências”, que monitora o comportamento dos parlamentares brasileiros, informa também sobre a assiduidades em sessões plenárias e comissões e faz uma boa classificação dos políticos brasileiros por bancadas, relacionados nos quesitos evangélicos, ruralistas, concessionários de rádio e TV, proprietários de escolas, sindicalista e policiais.

Ainda falta cobrir vários estados brasileiros, mas o serviço é bem completo no plano federal. No caso dos estados, o trabalho é prejudicado pela total falta de transparência de vários legislativos estaduais. Segundo o site, a Assembléia Legislativa paranaense, por exemplo, não publica na internet nenhuma informação sobre a atividade parlamentar de seus integrantes. Não informa se comparecem ao trabalho no Plenário e nas Comissões, como gastam os recursos de que dispõem, para onde e por que viajam.

A ong não disponibiliza litígios de natureza privada (como disputas por pensão alimentícia, por exemplo) nem queixas relativas a crimes contra honra, o que dá uma grande credibilidade política às informações.

Alguns dados da Transparência Brasil chegam a impressionar. No Senado Federal, por exemplo, 28% dos parlamentares detêm concessão de rádio ou TV. Ou os dois, claro. Já os ruralistas têm 16% da Câmara dos Deputados e 19% do Senado Federal. E os sindicalistas, com um peso enorme no governo Lula, até que não possuem tantos representantes na Câmara dos Deputados e no Senado. No primeiro caso, eles somam 7%, e no segundo, 5%.

Para acessar o página do “Projeto Excelências”, da Transparência Brasil, clique aqui.
........................
POR José Pires

Um comentário:

JOÃO 70 disse...

por favor vcs poderiam monitorar a câmara de vereadores de Valença-RJ e principalmente o Prefeito...muita coisa acontecendo obscuras...

Obrigado