terça-feira, 1 de julho de 2008

Batman já vem com o invencível Jabátman

“Batman, o Cavaleiro das Trevas” vem aí. Quantos já são? Quatro ou cinco? O filme ainda está sendo apresentado em pré-estréia para jornalistas em Los Angeles, mas a mídia brasileira já se presta à costumeira vassalagem aos “blockbusters” norte-americanos. Agora, além dos jornais impressos tem também os sites brasileiros para vassalar com antecipação.

Mas tem pagamento, claro. Em forma de anúncios publicitários ou mesmo como propina direta para o editor ou repórter. Para muitos da imprensa periférica do interior do país, não precisa nem jabá: bajulam de graça mesmo. A sabujice com o que há de pior na cultura dos Estados Unidos é um fenômeno na imprensa brasileira. Da música estrangeira ao mais reles produto da indústria cultural, qualquer coisa é incensada nem nenhum senso crítico.

Outros trocam um texto favorável ou mais que isso, adulador mesmo, por uma passagem aérea para Los Angeles com tudo incluído. Não duvido que já tenha jornalista brasileiro por lá, com tudo pago. No caso deste filme, é um Jabátman. E raramente o leitor é avisado que está lendo serviço pago. E os poucos jornais que o fazem avisam só em letras pequenas, diminutas, no final do texto. Para mim, devia ser uma tarja grande, vermelha, igual remédio sob controle, na chamada da matéria. Ou o negócio é mesmo pra enganar o consumidor?

O assunto que dá gancho para as matérias já está definido. É o Coringa, o notório inimigo do Batman, feito pelo ator Heath Ledger, que suicidou-se antes do filme ficar pronto. É um Coringa vestido com desleixo e com a maquiagem toda lambuzada, o batom sujando a boca de lado a lado.

Ficou a cara do nosso Bento Carneiro, feito pelo Chico Anísio, mas você vai ler maravilhas sobre o efeito artístico da coisa. Alguns jornalistas darão até um toque poético ao filme em razão da coincidência com a morte precoce do autor, fato que na verdade não tem significado algum em relação ao filme. Mas eles encontram, pode deixar. O Bento Carneiro do Batman será um sucesso. O Jabátman garante.

Nas imagens acima, não vá confundir: à esquerda o nosso Bento Carneiro; à direita, o lambuzado Coringa, de Batman, que parece um primo rico da criação de Chico Anysio

........................
POR José Pires

Nenhum comentário: