terça-feira, 28 de agosto de 2007

Aceitação da denúncia já é assunto internacional

Um dos problemas que a aceitação da denúncia criará com certeza para Dirceu, Lula e o PT é desmistificar internacionalmente a imagem muito bem construída pelos petistas de seu partido como uma entidade progressista e ética.

Comentamos aqui assunto no início do julgamento do “Mensalão”, na última quarta-feira. Com a aceitação da denúncia pelo STF contra Dirceu e a cúpula do PT à época do escândalo, hoje vários jornais internacionais já noticiam o caso, com destaque para a proximidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os implicados no processo.

O jornal espanhol “El País” publicou reportagem com o título “ Brasil processará o ex-‘braço-direito’ do presidente Lula”. O jornal diz que “Dirceu deverá responder por corrupção ativa por sua responsabilidade em uma rede de subornos criada no parlamento pelo Partido dos Trabalhadores (PT), fundado por Lula em 1980”. O “El País” informa ainda que Dirceu foi acusado como o “jefe de la cuadrilla”.

O importante diário argentino “Clarín” publicou matéria com o título: “Processado por corrupção o homem forte de Lula”. O texto informa que Dirceu teve um papel central na gestão de Lula entre 2003 e 2005 quando ele teve que renunciar ao cargo por causa de “acusações que o denunciavam como cabeça de um esquema de subornos a parlamentares em 2003-2004”.

O jornal comenta que o caso de Dirceu era o de mais difícil decisão para o STF não só por tratar-se de um homem emblemático com forte influência no principal partido do governo.

“El Clarín” ainda informa que segundo contam “nos corredores do Palácio do Planalto, este dirigente [Dirceu] ainda mantém contatos com seu ex-chefe Lula”.

O jornal diz que "na lista figuram atuais deputados, ex-congressistas, outros ex-ministros de Lula e importantes dirigentes políticos, além de empresários".

Outro diário argentino, também de grande influência, o “Página 12”, afirma que o “Mensalão” é o maior escândalo no Brasil desde a década de 90, fez Lula cambalear há dois anos e ainda derrubou mais de 10 líderes de quatro partidos aliados do governo. Sobre Dirceu, o jornal comenta que “o homem mais forte de Luiz Inácio Lula da Silva será julgado e pode ser condenado a até 12 anos de prisão”.

O jornal mexicano “La Jornada” afirma que as denúncias são o maior escândalo do governo Lula. “La Jornada” lembra ainda que o PT “foi acusado de criar uma milionária contabilidade ilegal paralela para pagar partidos aliados por seu apoio político”.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: