quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Dirceu faz festa no mês em que o STF decide se aceita denúncia do “Mensalão”

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu reuniu cerca de 200 pessoas ontem à noite em Brasília no lançamento do seu novo site e de um livro de 107 páginas intitulado “Em Defesa de Dirceu”. O livro foi distribuído de graça aos presentes.

O evento juntou políticos envolvidos no chamado “mensalão”, como os deputados federais José Genoino (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA), José Mentor (PT-SP), e o ex-deputado Professor Luizinho. Os três são citados no relatório em que Procuradoria Geral da República pede o indiciamento de 40 implicados em esquema de suborno a parlamentares.

Na denúncia, o procurador confirma a existência do mensalão, a propina paga a parlamentares de partidos da base aliada — PP, PL, PTB e parte do PMDB — para conseguir apoio ao governo no Congresso. O esquema era operado pelo empresário Marcos Valério, também denunciado por lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

José Dirceu, que foi um dos políticos mais importantes na trajetória de crescimento de Lula até este alcançar a presidência da República, foi também seu ministro da Casa Civil, até ser obrigado a abandonar o cargo por causa de denúncias sobre o “mensalão”.

Dirceu acabou tendo o mandato de deputado cassado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2003, além de decretada sua inelegibilidade por oito anos.

Ele também é acusado pelo procurador-geral da República, Antônio Fernandes de Souza, de "chefiar uma organização criminosa" que tinha por objetivo “garantir a continuidade do projeto de poder do PT por meio da compra de suporte político".
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: