quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O ministro do STF fala alto, a imprensa escuta e publica

Hoje a imprensa publica outra inconfidência de Lewandowski flagrada em público. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo o ministro disse , em uma conversa telefônica na noite de anteontem, que “a imprensa acuou o Supremo”.

"Todo mundo votou com a faca no pescoço", ele disse, afirmando ainda que, entre os ministros do STF "a tendência era amaciar para o Dirceu".

O telefonema do ministro, de cerca de dez minutos, foi inteiramente testemunhado pela Folha de S. Paulo e rendeu uma boa matéria. Lewandowski é daquele tipo que gosta de falar alto ao celular.

Segundo a jornalista Vera Magalhães, “Apesar de ocupar uma mesa na parte interna do restaurante, o ministro preferiu falar ao celular caminhando pelo jardim externo, que fica na parte de trás do estabelecimento, onde existem algumas mesas.

Numa delas estava a repórter. Na conversa, Lewandowski afirmou que se não fosse a publicação dos diálogos que teve com a colega ministra, o resultado do julgamento do “Mensalão” seria diferente. “Você não tenha dúvida”, ele repetiu várias vezes durante a conversa.

Lewandowski foi o único ministro a divergir quanto à imputação do crime de formação de quadrilha para o ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu.

Quanto a este ponto, foi o ministro que mais divergiu do voto do relator Joaquim Barbosa. Fez isso 12 vezes. Também não acolheu a denúncia contra Dirceu por formação de quadrilha e se opôs ao enquadramento do deputado José Genoino nesse crime. Nisso, foi acompanhado por Eros Grau, citado na conversa entre ele e a ministra Cármen Lúcia.

Na conversa flagrada pela Folha de S. Paulo, Lewandowski ainda disse que é comum a prática de trocar mensagens “com brincadeiras” pelos computadores entre os ministros durante as sessões.

O bate-papo ao celular em voz alta foi no Expand Wine Store by Piantellano, um misto de restaurante, loja de vinhos e bar inaugurado recentemente em Brasília. A nova casa é do mesmo grupo proprietário do Piantella, ponto de encontro de políticos na capital federal.

Logo após desligar o celular, Lewandowsi, segundo a reportagem, se deteve para cumprimentar o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos proprietários do restaurante. Kakay é amicíssimo de José Dirceu.

UM CASO EMBRIAGANTE O ministro Ricardo Lewandowski foi nomeado ao STF pelo presidente Lula. É um ministro de perfil técnico e sua indicação veio inclusive para a resolução de uma polêmica criada pelo governo. A nomeação foi feita um pouco antes da reeleição e Lula cogitara a indicação de um ministro de perfil político. Os nomes cotados eram de Tarso Genro (ex-ministro da Educação na época) e os então deputados federais petistas Sigmaringa Seixas (DF) e Luiz Eduardo Greenhalgh (SP).

Isso fez irromper um movimento de repúdio, especialmente de entidades ligadas à magistratura. Então Lula teve que recuar.

Lewandowski foi nomeado em fevereiro de 2004 e ainda estava quente a polêmica em torno da suspeita de que Lula abusa do álcool. E o governo curtia a ressaca criada pela frustrada tentativa de expulsão do jornalista americano Larry Rohter, correspondente do New York Times, uma decisão pessoal e absurda de Lula. A tolice da expulsão de Rohter ocorreu no primeiro semestre de 2004.

E a nomeação do ministro com um sobrenome que possibilita um trocadilho com a palavra whisky e o verbo levar acabou sendo motivo de piada. Isso foi motivo de muita gozação com Lula que, segundo as piadas, teria se encantado com um sobrenome tão embriagante.

................
POR José Pires

Um comentário:

Escuta disse...

O monitoramento era impensável até a alguns meses no Brasil. Imagina você fazer um monitoramento de tudo que o seu marido falou durante o dia todo em que esteve fora? Imagina você poder ter o controle de que seus funcionários falam ao telefone de sua empresa em horário de expediente.
Eles podem estar trapaceando? Imagina você saber o que seu filho converso no telefone e saber se ele está envolvido com más companhias?
Sim, através desse monitoramento que é implantado no celular, tecnologia de ponta e licenciado e 100% original, não como esses que rodam o mercado ai com preços de banana que não funcionam!
O monitoramento de celular se torna altamente eficaz em todas estas situações onde você precisa monitorar alguém que desconfia estar abusando da sua confiança.