terça-feira, 28 de agosto de 2007

José Dirceu, o "capitão" de Lula, vai para o banco dos réus

O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu já é réu por corrupção ativa no esquema do “Mensalão”. Dirceu é tido como peça fundamental para a vitória de Lula em 2002 e tinha tal ascendência sobre o presidente da República que era tratado como se fosse um “primeiro-ministro” do governo petista.

Dirceu também sempre teve grande poder no PT. Na denúncia é acusado de ser um dos articuladores do núcleo principal do esquema dentro do partido. Ou, conforme escreveu o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, em sua denúncia “o núcleo principal da quadrilha era composto pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Delúbio Soares, o ex-secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, Sílvio Pereira, e o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno”. Os quatro já são réus no processo. Dirceu é citado como “chefe” da quadrilha.

Na justificativa de seu voto pela denúncia contra José Dirceu, Joaquim Barbosa, relator do “Mensalão”, leu trechos da acusação feita pela Procuradoria-Geral da República. Em certo trecho, Barbosa disse que “os elementos expostos estão a indicar crime de corrupção ativa".
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: