quarta-feira, 15 de agosto de 2007

CPI das ONGs deve começar nesta quinta-feira

Está marcada para esta quinta-feira, 16, a instalação da CPI das Organizações não-governamentais (ONGs), no Senado. A autoria do requerimento que cria a CPI das ONGs é do senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Além do exame dos recursos do governo destinados às organizações, também serão investigadas as transferências de recursos públicos e do exterior às ONGs e às Oscips no período de 2003 a 2006.

O PT e a base aliada do governo Lula buscaram por vários meios impedir a CPI. No final, numa derradeira tentativa para abafar os trabalhos da comisssão, a base governista aprovou um adendo ampliando o foco das apurações até 1999, no governo Fernando Henrique Cardoso.

O PT, que gostava tanto de CPIs quando era oposição e apresenta a mesma afeição ao instrumento em estados onde não está no poder, não queria essa de modo nenhum. Mesmo após o senador Heráclito Fortes ter reunido assinaturas suficientes para o início da investigação os senadores governistas fizeram uma obstrução não declarada ordenada pelo governo Lula. O governo só cedeu depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ratificando o recurso às CPIs como um direito inalienável da minoria parlamentar.
........................
POR José Pires

Um comentário:

lélhens disse...

Olá!

gostaria de ser informada sobre a p´roxima manifestação do Moviemnto em Londrina como a que aconteceu no mês passado.