domingo, 19 de agosto de 2007

O escândalo que abalou o governo Lula

A denúncia atinge o núcleo histórico mais poderoso do PT, aquele que se apossou da imagem popular tão bem criada em torno de Lula e que nos anos recentes tomou conta do partido, inclusive expulsando correligionários que denunciaram abuso de poder na direção do partido e corrupção no governo Lula.

A Procuradoria-Geral da República deu o arremate em uma crise política que já vinha devastando o PT e o governo. O escândalo do “Mensalão” derrubou o chefe da Casa Civil, José Dirceu, e abateu a cúpula do PT. O presidente Lula assistiu ao esfacelamento gradativo de seu círculo íntimo de assessores, de gente ligada à sua história pessoal e política.

Estão na denúncia os maiorais da “república petista”. Na esfera parlamentar, a lista tem os seguintes políticos: Deputado federal Luizinho, que era líder do governo na Câmara; João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara por influência do palácio do Planalto, cotado antes do escândalo para ser candidato ao governo de São Paulo pelo PT. Na lista está também o deputado federal mineiro Paulo Rocha, líder da bancada do PT na ocasião.

Um acusado com grande peso simbólico é o deputado federal João Magno, de Minas Gerais, cuja absolvição na Câmara foi o motivo da famosa “Dança da Pizza” realizada em Plenário por uma deputada petista.Na votação de sua cassação por falta de decoro a bancada aliada fez uma manobra para dar falta de quórum. A ordem veio do palácio do planalto. Apesar de muitos votos pela cassação faltou o suficiente para que houvesse a punição.

Da cúpula do PT à época, estão na lista dos 40 as seguintes pessoas: José Genoíno, presidente do partido, político ligado historicamente a Lula e com muita força nas diretrizes políticas do partido e do governo Lula. Chegou ao segundo turno na eleição para o governo de São Paulo, quando perdeu para o reeleito Alckmin.Genoíno renunciou ao cargo em razão do ‘Mensalão” e hoje é deputado federal pelo PT.

Outro graúdo petista é Silvio Pereira, secretário-geral do PT que ficou conhecido por ganhar um Land Rover de um empresário. Delúbio Soares, tesoureiro do PT e amigo de Lula desde os tempos do sindicalismo, tão íntimo que até segurava a cigarrilha acesa do presidente da República para que ele fumar escondido do público.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: