domingo, 19 de agosto de 2007

Para onde vai o PT?

A sessão do STF que decidirá se a “quadrilha” do “Mensalão” vai a julgamento terá uma boa coincidência histórica. O Congresso do PT –instância máxima de deliberação do partido – será realizado entre o último dia de agosto e 2 de setembro. Será um excelente teste democrático sobre os propósitos do partido em relação à ética.

Também deve servir para uma avaliação da opinião pública quanto aos verdadeiros propósitos dos setores supostamente éticos do PT. A verdade é que a sociedade civil recebe com estranhamento o silêncio público das tendências do partido que, ao menos até a ascensão do PT ao poder federal, eram vistas como democráticas e perseverantes no trabalho da construção de um partido orgânico e progressista.

A coincidência de datas cria uma inevitável relação entre a decisão do STF quanto ao “Mensalão” e a realização do Congresso do PT. E a proximidade das eleições municipais também reforça a expectativa de que o PT esteja vivendo um período que pode ser o divisor de águas entre o projeto primordial de um partido orgânico e progressista em oposição ao compromisso meramente eleitoral que o setor majoritário imprimiu ao partido.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: