quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Governo deforma as ONGs fazendo delas braço político

Um levantamento do Tribunal de Contas da União indica que o repasse da União para as ONGs pode chegar a R$ 18 milhões por ano. É sabido que este financiamento governamental das atividades das organizações é utilizado pelo governo Lula para desviar suas atividades do principio básico de fiscalização e reivindicação para torná-las mero instrumento governamental.

Em julho o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou uma reportagem que denunciava que, dos R$ 3 bilhões reservados a ONGs e organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) pelo governo federal, em 2006, quase metade tenha sido desviado da finalidade original dos convênios ou ido para outra função significativa de perda de dinheiro público.

Segundo dados do senador Fortes, existe muito que suspeitar em relação ao tema. Em 2002 o País tinha 22 mil ONGs, número que pulou para 260 mil e 2006 e novamente saltou em 2007 para a casa das 300 mil. Essa quantidade enorme de ONGs e Oscips é fiscalizada por apenas 12 funcionários da Justiça. Desse modo, não é possível acreditar que haja um controle efetivo das atividades delas.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: