quarta-feira, 22 de agosto de 2007

“Mensalão” para estrangeiro ver

Com o início do julgamento hoje no STF, a repercussão internacional do ‘Mensalão” já começou. O jornal argentino “Página 12” diz hoje em matéria sobre o assunto que o governo brasileiro enfrenta um julgamento em que “se julga também a credibilidade da justiça”.

O “Página 12”, diário muito influente na Argentina e em outros países do continente, disse que a justiça brasileira tem se mostrado ineficiente frente aos repetidos atos de corrupção. O interessante é que a matéria do “Página 12” foi destacada pela BBC, o que aumenta ainda mais a repercussão.

O jornal critica a falta de resposta do STF à sociedade ante a impunidade. E cita o estudo da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) que revela que o tribunal recebeu 130 processos de corrupção entre 1988 e 2007, julgou apenas seis e nunca condenou ninguém.

A reportagem ressalta também que o procurador-geral da República garantiu que acumulou novas provas. Diz também que a denúncia é sobre ''uma complexa organização criminosa destinada a assegurar a permanência do PT no poder".

O temor de Dirceu e do Palácio do Planalto é pela continuidade desse tipo de repercussão. O resultado do julgamento preocupa menos – afinal, isso pode só se dar depois do final deste governo. Isso abalaria com certeza o que ainda resta da imagem mítica do governo Lula e do PT como criadores de uma política progressista no Brasil.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: