quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Relatório indiciou 40 por formação de quadrilha

A denúncia ao STF afirma que por detrás do "mensalão" havia uma organização criminosa dividida em três núcleos: o político-partidário, o publicitário e o financeiro. O relatório do procurador, bem mais forte que o relatório final da CPI dos Correios, também diz que "o núcleo principal da quadrilha era composto pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Delúbio Soares, o ex-secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, Sílvio Pereira, e o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino".

O procurador também indiciou por crimes graves, como corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato o ex-ministro Luiz Gushiken, da Comunicação Estratégica, que era então um dos integrantes mais importantes do governo Lula.

A denúncia ao STF listou 40 envolvidos no esquema do mensalão e acusou o ex-ministro José Dirceu de chefiar uma "organização criminosa" que tinha por objetivo "garantir a continuidade do projeto de poder do PT por meio da compra de suporte político". Dirceu e três outros ex-dirigentes petistas que integravam o núcleo político-partidário do esquema são acusados de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Será neste mês de agosto que o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá decidir se aceita a denúncia da Procuradoria Geral da República.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: