quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Presidente do STF lança nota óbvia

Aquelas informações que a gente registra por mera formalidade. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie Northfleet, divulgou nota nesta quinta-feira em que afirma que o tribunal "não permite nem tolera que pressões externas interfiram em suas decisões". Mais além a ministra reafirma "a dignidade da Corte, a honorabilidade de seus ministros e a absoluta independência e transparência dos seus julgamentos”.

A nota oficial é uma resposta à uma conversa telefônica do ministro Ricardo Lewandowski, narrada pelo jornal Folha de S. Paulo (Veja abaixo). No bate-papo ao celular, falando alto para que todos ouvissem, Lewandowski disse que o STF julgou o “Mensalão” sob pressão da imprensa. E mais, falou que o STF votou “com a corda no pescoço”.

A nota é só isso mesmo. Tem que ser registrada pela imprensa apenas por obrigação. Estranho mesmo seria se não houvesse nota alguma depois de tudo que o ministro falou para a repórter ouvir e publicar. É muito óbvio que a presidente da Corte teria que reafirmar a independência do STF.

Mas não se fala nada sobre o que o STF pretende fazer em relação às denúncias – talvez involuntárias, o que duvido, mas denúncias – do ministro Lewandowski. E o que será feito em relação ao próprio Lewandowski? Ou um ministro do Supremo Tribunal Federal está acima do bem e do mal?


DIRCEU PEGA A DEIXA O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu já aparece em fotos na internet brandindo um exemplar da Folha de S. Paulo e colocando sob suspeição o julgamento do “Mensalão” pelo STF. Foi sua primeira entrevista depois de ter se tornado réu. E para colocar sob suspeita o julgamento, Dirceu usa exatamente as falas do ministro Lewandowski publicadas no jornal.

Bem, vamos lá. Se o jabuti está em cima da árvore, temos que analisar sua subida. Então o ministro Lewandoski está em um restaurante e sai de sua mesa e vai até bem próximo da mesa de um repórter de um grande jornal. E aí fica cerca de dez minutos falando alto em uma conversa pelo celular. Então sai a reportagem com suas falas em manchete. E aí ex-ministro acusado de formação de quadrilha e corrupção ativa pega o mote para colocar seu próprio julgamento sob suspeição.
Olha lá o jabuti em cima da árvore, pessoal.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: