quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O “Mensalão” deu até no “New York Times”

A repercussão internacional da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no esquema do “Mensalão” fica cada vez mais forte. O julgamento terminou ontem com a aceitação de denúncias contra todos os 40 acusados pela Procuradoria-Geral da República.

O governo petista tem três ex-ministros no processo, sendo um deles José Dirceu, tido como o segundo homem do governo na época do escândalo e que mantém o PT sob o domínio de seu grupo político.

Dirceu e a cúpula do PT à época do escândalo responderão por crimes como formação de quadrilha e corrupção ativa.

O escândalo deu até no New York Times, um dos mais importantes diários do mundo. O site da BBC destacou que o diário norte-americano observa que “esta foi a primeira vez que o STF decidiu julgar acusações criminais contra políticos de alto escalão”.

O jornal diz também que “poucos políticos acusados de corrupção realmente cumprem pena de prisão no país”.

VÊM MAIS COISAS POR AÍ Por enquanto, tanto a mídia nacional quanto a estrangeira se ocupam em esclarecer as relações jurídicas e os danos sobre a imagem dos implicados nos crimes denunciados, além do inevitável desgaste do governo Lula. O que o governo Lula e o PT mais temem são as inevitáveis descobertas que a imprensa ainda há de fazer, agora que o "Mensalão" tornou-se pauta até internacional.

........................
POR José Pires

Nenhum comentário: