terça-feira, 7 de agosto de 2007

Discussão sobre o futuro afunda na lama

A Desvinculação de Recursos da União é um mecanismo criado no governo Fernando Henrique. E será preciso dizer que também neste caso o PT era contra? A DRU foi ratificada pelo governo Lula. Com ela, o governo tem cerca de R$ 70 bilhões ao ano para gastar como quiser.

A DRU permite a utilização de 20% de recursos das áreas de educação pública e saúde, as chamadas verbas “carimbadas”, recursos com a obrigação constitucional de aplicação.

A desvinculação de recursos dessas áreas faz parte da chamada “Terceira agenda de reformas”, implementada pelo ministro da fazenda petista Antonio Palocci para a utilização de verbas destes setores para, entre outras coisas, pagar juros da dívida pública.

A crise política acaba colocando em segundo plano a discusssão de temas como esses, tão fundamentais para o empresário e o trabalhador. Outros problemas, como a ruína da nossa infra-estrutura e a incapacidade administrativa do governo Lula, questões essenciais para o futuro do país, também ficam apagados em meio ao mar de lama em que chafurdam o Congresso Nacional e o Governo Lula.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: